jump to navigation

Linux nos produtos novos da 3Com dezembro 6, 2007

Posted by marceloramalho in Linux Distros, Linux Equipamentos, Linux Eventos, Linux Novidades, Linux Softwares.
trackback

BR-Linux.org –

“Estive no último dia 4 num evento promovido pela 3Com aqui no Rio de Janeiro, e durante a apresentação dos produtos novos, dois me chamaram a atenção, por ter proximidade com o Linux:

O primeiro foi uma nova solução VoIP (produto de número 3CR10551A), que consiste num PABX de até 25 portas, contendo servidor de voicemail, Unidade de Resposta Automática (com direito a música de espera, auto-atendimento, etc), 4 portas RJ-11 (para as linhas telefônicas), slot Compact Flash para backup, entre outros. A 3Com está interessada em investir no mercado SoHo, logo esse appliance é interessante para pequenas empresas, e está esperando a homologação da Anatel para ser colocado à venda em 2008.

E o que tem a ver com Linux? Bem, ele é todo baseado em SIP (protocolo aberto), e é um sistema baseado em Asterisk. Nas palavras do apresentador: “O Linux traz a vantagem de poder alterar o produto de acordo com a sua necessidade”.

O outro produto é um sistema de segurança (eles dizem que o termo “firewall” é não-apropriado), o 3Com® X5 Unified Security Platform. O produto básico é o modelo X5, para até 25 usuários. Implementa soluções como IPS avançado, anti-spyware, entre outras coisas. Não sei o preço, mas o vendedor disse que essa solução usa “um Linux fechado, que não pode ser divulgado”. É óbvio que eu lembrei da GPL no ato, e fica a pergunta: O que ele falou, foi certo ou foi besteira? Alguém tem idéia? [nota do editor: não divulgar detalhes em eventos não é uma violação da GPL – mas naturalmente o código-fonte dos componentes GPL tem que estar disponível para quem receber o produto].

Ainda tem as soluções wireless, com um sistema de gerenciamento integrado dos access points (gerando uma única área de cobertura em trânsito), entre outras coisas. Vale também ressaltar o excelente coffee-break e as soluções que estão sendo montadas com o auxílio do nosso querido SO. Resta saber se a GPL está sendo obedecida corretamente.”

Enviado por Ricardo Jurczyk Pinheiro (ricardojpinheiroΘibest·com·br) – referência (3com.com.br)..

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: